A forma como se nasce, importa. Quer para um bom início da amamentação, quer para uma boa adaptação ao período pós-parto.
Passamos toda uma gravidez ansiosas com o dia do nascimento, o tipo de parto, a anestesia, a dor, o “será que vou ser capaz?”
Mas esquecemo-nos que a amamentação também vai fazer parte do nosso dia-a-dia, várias vezes por dia.
E a amamentação tem tanto de prática como de teoria. Ou seja, é fundamental que a família se informe sobre amamentação.
Todos os bebés são diferentes, se alguns começam a mamar como se toda a vida o tivessem feito, para outros bebés este processo é mais desafiante.
A amamentação é um processo natural mas que implica aprendizagem constante: quer da mãe, quer do bebé. É algo que se aprende todos os dias, várias vezes por dia.
E vais duvidar de ti muitas vezes… “será que tenho leite? será que é suficiente? será que devo suplementar?”
Deixo-te 5 Sinais de que o bebé mama suficiente:
- conseguem ouvir o bebé a engolir enquanto mama;
- a mama fica mais mole no final da mamada do que estava ao início;
- o bebé fica relaxado e adormece no final da mamada;
- o bebé faz pelo menos 6 xixis e 3-4 cocós.
- último indicador: bebé engorda.
E 3 dicas para o sucesso da tua amamentação:
- Dá de mamar quando o bebé pede. Ele é a tua melhor bússola. Dar de mamar sempre que o bebé solicita (independentemente de ter mamado há 1h, 2h ou 10 minutos) garante uma boa produção de leite por parte da mãe e um bom ritmo de crescimento por parte do bebé.
- Amamentar não é só alimento: é nutrir a alma, o corpo, e a saúde emocional/mental do teu bebé. Quando entendemos isto, torna-se mais fácil compreender porque o teu bebé “só te quer a ti”, verdade?
- Estás com dúvidas ou dificuldades? Procura apoio especializado o mais rápido possível. Apoiar a amamentação não é sugerir fórmula à primeira dificuldade. O apoio diferenciado é um factor decisivo para o sucesso/insucesso da tua amamentação.