Enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediatria, Assessora de Lactação e Consultora Internacional de Lactação (IBCLC), já ajudou mais de 1000 famílias (grávidas e mães) a atingir o seu desejo de uma amamentação sem dor, tranquila e rumo ao desmame natural.
Tem já acesso ao meu e-book gratuito
E prolonga o tempo de amamentação com autoconfiança.
Sempre soube que queria trabalhar com crianças. Ainda fiquei na dúvida: educadora de infância ou enfermeira? Mas, a área da saúde sempre chamou por mim, fui para enfermagem mas sempre com a ideia de me especializar em Pediatria. Trabalhei 2 anos num serviço generalista (cirurgia geral) e mal tive oportunidade inscrevi-me na especialidade.
Enquanto fazia a especialidade de saúde infantil pediatria, o meu pedido de transferência foi aprovado, e iniciei funções na neonatologia, onde trabalho há 13 anos.
Nestes 13 anos tive oportunidade de aprender IMENSO com recém-nascidos e bebés prematuros e as suas famílias. Não só a nível técnico e relacional, mas também a nível humano.
(IBCLC)
Foi com o nascimento do meu filho que percebi que afinal de contas, eu não percebia nada de amamentação. Porém antes de chegar a esse ponto, achava que sabia imenso!
As dificuldades que passei, levaram-me a querer saber mais e melhor: gostaria que mais ninguém passasse pelo mesmo que eu – sobretudo por FALTA DE INFORMAÇÃO.
Assim, fiz primeiro o curso de consultora de babywearing (2017) – onde se falou um pouco sobre amamentação. Fiquei ainda mais fascinada com o mundo da amamentação e fiz de seguida o curso de assessora de lactação (2018).
Desde então que aplico o meu conhecimento no dia a dia. Quer a nível hospitalar, promovendo a saúde dos bebés que cuido através de estratégias para potenciar o aleitamento materno, quer a nível pessoal, apoiando as famílias na sua jornada de amamentação.
E sim, o bebé prematuro consegue mamar. E a sua mãe, salvo raras exceções, é capaz de produzir exatamente o leite que ele necessita – mesmo nunca tendo mamado na mama da mãe.
Todos os anos invisto na minha formação profissional e desde o início de 2023, sou IBCLC – Consultora Internacional de Lactação.
Passaram meses até decidir fazer “alguma coisa” com o conhecimento adquirido enquanto assessora de lactação. Sentia que precisava de fazer algo mais para que a amamentação fosse protegida. Ainda se perpetuam muitos mitos e desinformação acerca do aleitamento materno.
Em Julho de 2018, com a ajuda de uma colega igualmente assessora de lactação, abrimos a página no instagram – Pinga Amor – porque cada gota conta!
O principal objetivo da página é proteger a amamentação, fornecendo informação baseada em evidência científica atualizada. Além disso, diariamente tento desmistificar que mulher que amamenta “não pode fazer/comer” nada, porque afinal de contas, mulher que amamenta pode TUDO! Ou quase tudo.
Espero com a página, que as famílias encontrem respostas rápidas e eficazes às duvidas e anseios mais comuns, quando estão numa fase da vida tão delicada como a maternidade e a amamentação.
A cultura do desmame marca forte presença no nosso quotidiano, e a minha “função” é alertar para isso mesmo e apoiar quem não se identifica com ela.
A Filipa nasceu no Porto, na Maternidade Júlio Dinis. Aos 4 anos foi com os pais e irmã morar para o berço da nação, onde cresceu. Regressa ao Porto para fazer a licenciatura em Enfermagem e por lá ficou.
Especializou-se em Saúde Infantil e Pediatria, é consultora de babywearing, assessora de lactação e IBCLC – Consultora internacional de lactação.
É mãe de um pequeno de 6 anos, mas não adorou amamentar. Fê-lo porque sabia ser o melhor para ambos. Não plantou árvores (ainda), mas foi co-autora de um manual para potenciar o aleitamento materno, quando por desconhecimento total e medo, se separavam mães dos seus bebés na pandemia por covid19.
Nos tempos livres gosta de ler, dormir, viajar e treinar.
Tem já acesso ao meu e-book gratuito
E prolonga o tempo de amamentação com autoconfiança.
2021-2022 © Filipa Freitas. Desenvolvido por Joana Lapa – Estrategista Digital.