Grávida

Estás grávida? Descobre as 10 coisas que precisas saber sobre amamentação

A amamentação pode ser muito desafiante! Por isso criei esta lista com 10 coisas que precisas de saber JÁ sobre amamentação:

  1. Não há forma de preparar as mamas para a amamentação, e pode até ser contraproducente. Prepara-te antes com informação fidedigna! Uma forma de o fazeres, é com a minha sessão de amamentação pré-natal.
  2. A história de amamentação da tua família (mãe, prima, tia, avó), não é a tua. A capacidade de amamentar e produzir leite vai além da genética. Se com elas “correu mal”, não significa que te vá acontecer o mesmo.
  3. Uma boa produção de leite depende de: tecido mamário suficiente, nervos e ductos (canais do leite) intactos, hormonas e receptores hormonais intactos; e por fim: estimulação e esvaziamento frequente e eficaz da mama.
  4. Algumas grávidas já “pingam colostro”. Outras não. Ambas as situações são normais. Não significa que vais ter menos leite se não “pingas” durante a gravidez.
  5. A 1ªhora após o nascimento (golden hour) é fundamental para um bom estabelecimento da amamentação e produção de leite materno. E se não consegues amamentar na 1ª hora após o nascimento? Vem saber mais sobre isso na sessão pré-natal.
  6. É provável que sintas dor ao início. Esta sensação é natural, dado que nunca as tuas maminhas foram tão requisitadas e estimuladas. PORÉM, é suposto a dor ir aliviando ao longo da mamada e definitivamente não deves sentir dor quando o bebé não está a mamar. Se a dor é contínua durante a amamentação, procura ajuda especializada!
  7. A amamentação tem algo de natural. Mas não só: é um processo que implica aprendizagem constante: quer da mãe, quer do bebé. É algo que se aprende todos os dias, várias vezes por dia. É importante praticar para aprender.
  8. Queres ter sucesso na tua amamentação? Conversa com as tuas amigas, família, etc. – que conseguiram! Precisas de experiências e modelos positivos!
  9. Deves ter noção que os bicos artificiais (chupetas, tetinas) podem ter um impacto negativo na amamentação. O seu uso pode levar a: mais dor durante a amamentação, baixo ganho de peso, recusa da mama a curto prazo e redução da quantidade de leite produzida.
  10. Não precisas de comprar 350 produtos para as mamas/mamilos como a indústria te faz crer – Vem saber o que realmente é indispensável na sessão de amamentação pré-natal!

A sessão de amamentação pré-natal dar-te-á as ferramentas que necessitas para iniciar a viagem pelo mundo da amamentação.

Partilha com alguém que sabes que precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Filipa Freitas

Filipa Freitas

Enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediatria e Assessora de Lactação

Ajudo famílias de bebés e crianças a manter e simplificar a amamentação com segurança através de aconselhamento especializado em amamentação e pediatria.
Estou a amamentar posso ebook
Tem já acesso ao meu 
e-book gratuito

E prolonga o tempo de amamentação com autoconfiança!

Novos artigos

Artigos relacionados