Tem já acesso ao meu e-book gratuito
E que vai deitar por terra alguns dos mitos que deves ter já ouvido!
É possível conciliar a tua amamentação com a tua atividade profissional?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a amamentação em exclusivo até aos 6 meses. E pelo menos, até aos 2 anos,
A partir dos 6 meses (em que há maturidade neurológica e gastro-intestinal) recomenda-se a introdução de novos alimentos. No entanto, o leite materno continua a ser o principal alimento até aos 12 meses.
Muitas de nós regressam ao trabalho antes do bebé fazer 6 meses… e agora?
Primeiro: Regressar ao trabalho não significa que o bebé tenha que iniciar sólidos;
Segundo: É possível fazer stock de LM e manter o aleitamento materno, mesmo regressando ao trabalho.
Estas sessões são para mulheres/casais que se queiram preparar para o regresso ao trabalho, mantendo a amamentação sem problemas.
Decorrem em grupo, via zoom (máximo 15 participantes).
Têm a duração de 2h, com espaço para esclarecimento de dúvidas.
Recomendo que agendem esta sessão (formato exclusivamente online) cerca de 1 mês e meio antes de regressar à vossa atividade profissional.
O momento de regresso ao trabalho é um momento carregado de alguma angústia.
“Será que o bebé vai ficar bem? Será que vai dormir? Será que vai mamar? E as minhas maminhas? Devo tirar leite no trabalho? E se não conseguir? Vou ficar sem leite?”
Para muitas mulheres pode parecer missão impossível conseguir fazer um stock de LM aceitável para administrar ao bebé. Além disso, na ausência da mãe há um objeto que nos parece ser o único substituto possível na sua ausência: o biberão. Porém, os bicos artificiais (tetinas, copos de bico), podem interferir negativamente na tua amamentação: o bebé pode passar a preferir o bico e a forma ritmada como o leite pinga à tua mama.
Esta sessão dar-te-á as ferramentas que necessitas para manter e proteger a tua amamentação.
Acima de tudo, dá-te alternativas para todos os obstáculos que possas vir a encontrar nesta fase de transição. No inicio é tudo tão desafiante, que agora que “está a correr tudo bem, não quero comprometer nada com o meu regresso ao trabalho!”
A magnífica viagem da maternidade pela 3ª vez iniciou em fevereiro. Depois de 2 processos de amamentação mal sucedidos, estava determinada a levar a bom porto este desafio. Os primeiros dias foram muito duros e complicados. Dores, desconforto, falta de plano B para não desistir. Contactei a Filipa que, em menos de 24 horas, apareceu em minha casa e fez magia. Ouviu-me, apoiou-me, fez-me sentir corajosa e, acima de tudo, deu-me confiança fez com que me sentisse capaz. Ajudou-me imenso com dicas, truques, mas, acima de tudo, fez-me perceber as reais necessidades da minha bebé: colo, afeto e segurança. Não ter medo de dar colo nem mimo. E assim foi. Muito mimo, muito colo, muita maminha e, sempre que havia alguma dúvida, a Filipa estava do lado de lá, pronta a responder e a ajudar.
Aos 6 meses foi preciso preparar o regresso ao trabalho. A ansiedade estava a ser a minha pior inimiga. “Filipa, o que é que eu faço???”. Uma sessão de esclarecimento e ajuda. De 60ml, passei a tirar 120 a 150ml de cada vez. Fiz stock de leite e a Francisca continua a ser uma aficcionada na maminha.
8 meses, 68 cm, 8200g, muita saúde e, o mais importante, uma criança e uma mãe felizes e muito seguras.
Obrigada, Filipa!!!
Professora
Tem já acesso ao meu e-book gratuito
E prolonga o tempo de amamentação com autoconfiança.
2021-2022 © Filipa Freitas. Desenvolvido por Joana Lapa – Estrategista Digital.